Campeões Europeus !

No passado domingo, Portugal fez história. Pela primeira vez, vencemos o Campeonato Europeu de Futebol. Quem foi o homem-chave para esta conquista? Ronaldo? Fernando Santos? Éder? Não. Foram todos os portugueses. Estamos todos de parabéns.
É verdade que as coisas não começaram da melhor maneira. Muita gente criticou a seleção devido aos resultados obtidos na fase de grupos. E sejamos sinceros, as críticas eram justas. Três empates com Hungria, Áustria e Islândia deixaram os portugueses inseguros da continuidade da seleção no Euro. Lá passamos aos oitavos como um dos melhores terceiros.
De seguida, veio a Croácia. Uma seleção que fez uma fase de grupos de enorme qualidade e que deixou a Espanha em segundo lugar do grupo. Um jogo sofrido que o talismã Quaresma resolveu. As críticas internacionais começaram a surgir contra a seleção. O grupo uniu-se e esforçou-se para calar os críticos. Quando o nosso guarda redes, Rui Patrício, defendeu aquele penálti de Blaszczykowski e Quaresma marcou a grande penalidade decisiva, a nação soube: nós vamos estar na final.
E não deixamos dúvidas. As críticas continuaram. E mais uma vez, os conquistadores calaram a Europa. Ronaldo e Nani marcaram aos galeses e dissemos adeus à seleção sensação do Euro.
Veio a França: a tão desejada final, Portugal - França. Muita tinta correu na imprensa. Muitas críticas foram feitas à seleção. A imprensa francesa festejou o encontro com Portugal como se já tivessem ganho o europeu. Colocaram muita pressão nos seus jogadores. Tentaram de tudo para nos deitar abaixo. Mas será que os franceses não aprendem nada? Depois de três invasões no século XIX que não acabaram bem para os gauleses era de esperar que já soubessem que com o nosso país é preciso ter muito respeito. Mas eles não aprendem. Lesionaram o nosso líder, a figura da nossa seleção. O que é que os nossos jogadores fizeram? Uniram-se ainda mais e lutaram ainda mais para calar o mundo e vingar a final de 2004. O Sr. Engenheiro prometeu e cumpriu. De notar que este engenheiro é um engenheiro com um par de t0m@t** bem grandes. Duvido que existem muitos portugueses que metessem o Éder na final do Euro. O patinho feio. O homem que ninguém queria. O Lord Éder. O pino. O meco. Tantos nomes, tantas vezes se faltou ao respeito a este jogador e contra mim falo porque eu também o critiquei. Mas este patinho feio deu-nos o Euro. Recebeu, virou e rematou. O Éder, para mim, deve ser dos jogadores mais fortes a nível mental. Um jogador que foi sempre alvo críticas, brincadeiras, piadas mas nunca desistiu. Trabalhou sempre no duro e humildemente. E no passado dia 10, calou uma nação. Agora, quando se lembrarem de criticar o Éder não se esqueçam: Somos campeões europeus porque o Éder marcou aquele golo aos franceses.
Aqui fica o pedido de desculpas de mais um português a ti Éder. Um pedido de desculpas e um obrigado. Um grande obrigado a ti e todos que ajudaram nesta conquista! A nação festeja devido à vossa conquista! Os portugueses são enormes!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma (Super)taça não é um campeonato

A queda da "monarquia azul" ?