Não são arrependimentos, são lições de vida

Só tenho uma regra na minha vida: nunca me arrepender de nada que tenha vivido. A meu ver, não deves pensar "arrependo-me disto" ou "isto foi um erro", quando és desiludido ou magoado. Eu não me arrependo de nada pelo qual tenha passado até hoje. Eu gosto de encarar todos esses (à falta de melhor palavra) "erros", como lições de vida. Todos esses erros têm o seu lado positivo. Tens de aprender esses erros e "arrependimentos" e evoluíres como pessoa.
Vou dar o meu estúpido exemplo. Estive dois anos e meio numa relação que não resultou e que, quando olho para essa altura da minha existência, recordo-me de muitos momentos maus e discussões e poucos momentos bons. Sei bem o que essa relação me custou. Perdi amizades que não irei voltar a ter e afastei-me (temporariamente) de pessoas que só queriam ver bem. E porquê? Porque estava cego de amor por uma pessoa e não tinha problemas em trocar todas as minhas amizades por essa pessoa. Levei essa relação ao limite, chegando ao ponto em que não me queria separar dessa pessoa, não por amor, mas sim por hábito. Sim, a presença dela na minha vida tinha-se tornado um hábito e eu não imaginava a minha vida sem essa pessoa. 
Mas tudo tem um fim. E o fim desses dias chegou e eu tive de enfrentar essa realidade. No dia em que essa relação terminou, lembro-me de dizer a mim mesmo que não me arrependia daqueles dois anos e meio. Porquê? Como é que era possível não me arrepender de dois e meio de relação com uma pessoa que me custou (tantas) amizades e que causou tanto mau estar? Fácil. Eu aprendi. Apesar de tudo o que tenha acontecido, apesar de tudo o que se passou nesses dois anos e meio, foi com essa rapariga que eu cresci, que errei, que tolerei atitudes e discussões que não irei mais tolerar. 
Eu aprendi com esses dois anos e meio. Tornei-me uma pessoa melhor. E agora, não vou cometer os mesmos erros. Para mim, essa relação ensinou-me muito. E, até hoje, foi das melhores lições de vida que tive. Por isso, aqui te deixo o meu sincero obrigado. Obrigado por teres entrado na minha vida, obrigado por teres saído dela e, acima de tudo, obrigado por me ajudares a crescer. Hoje posso dizer que faço outra pessoa feliz porque não cometo esses erros.
"A vida de uma pessoa não é o que lhe acontece, mas aquilo que recorda e a maneira como o recorda." (Márquez, Gabriel)

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Uma (Super)taça não é um campeonato

A queda da "monarquia azul" ?

Campeões Europeus !