A queda da "monarquia azul" ?

Nos últimos do futebol português, os amantes do desporto rei têm visto uma coisa inédita à qual ninguém está habituado. O FC Porto não venceu um campeonato nos últimos três anos. Pensem bem nisto: há quanto tempo os azuis e brancos não estavam sem vencer um campeonato há três anos? Não quero me levem a mal. Eu nasci em 1997 e cresci no seio de uma família sportinguista. Porém, sempre simpatizei mais com FC Porto do que com o SL Benfica. Nunca soube porquê. Talvez pelo facto do FC Porto representar o norte. Adiante. Eu e os da minha idade cresceram a ver o FC Porto ganhar tudo a todos. Pensem bem nisto. Desde 1997, os dragões ganharam 11 campeonatos, 11 supertaças, 8 taças de Portugal, uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões e uma Liga Europa. Esta quantidade astronómica de troféus mostra que o FC Porto é uma equipa que, para as pessoas da minha geração, ganhou tudo o que havia para ganhar. No entanto, atualmente, o FC Porto não vence um campeonato há três anos. E o pior, é que o clube habituou os adeptos a festejar. Será que estamos a assistir à queda da "monarquia azul" ou o espírito do dragão limitou-se a descansar um pouco?
Os "azuis e brancos" já não festejam desde a Supertaça que venceram em 2013. Para os meus portistas, três anos a seco é muito tempo pois eles não estão a habituados a não vencer. Pinto da Costa fez uma aposta de póquer muito alta pensando que, com Lopetegui, teria um par de ases na mão. O tempo mostrou-nos que afinal, o presidente portista tinha apenas um par de duques. 

Contudo, a seca pode terminar hoje. A Taça de Portugal pode não ser um campeonato, mas não deixa de ser a segunda maior prova interna e o FC Porto não se pode fazer de esquisito. A pergunta é: Será que conseguem vencer? Vamos ver. De um lado, temos o FC Porto, uma equipa vencedora mas que agora anda adormecida e o seu futebol não tem sido nada por aí além. Do outro lado, tens o "quarto grande", o SC Braga. Uma equipa orientada por um ex-treinador do FC Porto (Paulo Fonseca) que tem feito um bom trabalho nos bracarenses e colocou a equipa a jogar um bom futebol, agradável à vista do espectador. Só lhe falta vencer uma competição. E Paulo Fonseca tem, agora essa possibilidade, frente a uma equipa que já treinou e não teve sucesso e que se encontra numa fase menos boa da sua história recente. Favorito? Não sei. Penso (E espero!) que vai ser um jogo equilibrado. Um jogo digno de uma final da Taça de Portugal. Acredito que o vencedor surgirá nos instantes finais da partida ou no prolongamento.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma (Super)taça não é um campeonato

Campeões Europeus !