Viana do Castelo

O comboio chega a Viana e os meus olhos brilham. Quem é vianense, sabe do que eu falo. Chegar, já de noite, passar a ponte velha e ver as luzes da cidade espalhadas pela paisagem. Quem é vianense, sabe o sentimento que é chegar a esta casa. Pode ter muitos defeitos, pode ser uma cidade sem vida boémia decente, mas é uma cidade bela. Confesso que em 18 anos que vivi todos os meus dias em Viana, nunca reparei na beleza da cidade. Agora só estou em Viana ao fim de semana e confesso que a melhor parte do meu fim de semana é ver o comboio a passar a ponte velha e eu olhar pela janela e ver as luzes da cidade espalhadas pela vista. Vinte mil memórias surgem na minha mente. Ver as luzes citadinas significa muito. As saudades que tinha de estar aqui, o meu quarto na casa dos meus pais, a comida da minha mãe na mesa, a família reunida à refeição, a cadela aos saltos a ver quem é que lhe dá um bocado de pão.

Outras memórias surgem. Dias passados no barracão dos touros com amigos de outrora e de agora, corridas aos gelados do Sr.Lima e ao Natário, as idas ao taco-taco na busca daquela dose necessária de bilhar, a mesa de café reunida com o grupo de amigos cada um a rir-se e com a sua cerveja na mão. Memórias de tempos antigos e de tempos mais recentes. Memórias com anos, meses, semanas e dias. Todas elas têm em comum uma coisa: a cidade, Viana do Castelo. 

Recebo uma mensagem. "Vamos ao ajuda?" Apresso-me a confirmar a minha presença no meu café habitual com os meus amigos habituais para mais uma boa dose de convívio. Volto a colar-me a janela para apreciar as luzes vianenses.

Esta cidade pode ter as suas falhas. Pode-lhe faltar vida boémia, pode ter edifícios que ninguém percebe para que é que foram construídos e outros que há muito deviam ter ido abaixo. Contudo, é a minha cidade. Foi aqui que construí as minhas memórias. Como diz o slogan vianense, "quem gosta vem, quem ama fica". Comigo, Viana terá sempre um lugar especial.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A queda da "monarquia azul" ?

Campeões Europeus !

Vida? Momentos? Trabalho? Procurar viver?